Notícia Sabura

A ciência avança, as medicinas avançam, as técnicas avançam, os instrumentos vão sendo cada vez mais sofisticados (excepto a horrível sensação de arrancar um dente!). Mas não é de estomatologia que se trata esta notícia sabura... A boa notícia é sobre um instrumento ergonómico, criado na Austrália, que servirá muitos Pituquinhas acabados de nascer e que, por força da vida, têm de ficar longe dos braços de quem os ama.

Ainda anteontem li no jornal Público online a questão da influência da prematuridade e do baixo peso, nos números da mortalidade neonatal e, por experiências próximas, tenho a MAC como um grande exemplo nos Cuidados Neonatais. É verdade que, com o avançar do seu fecho ficamos a pensar nas nossas crias e para onde vai todo aquele pessoal tão humano e capaz e para onde vão as suas experiências.

Na Austrália, uma mãe médica, teve um filhote que permaneceu durante cinco meses numa incubadora. Devido a este novo rumo de vida para o seu filhote, ela criou as Zaky! E o que são?

"Zaky" são estas almofadas ergonómicas. São um projecto que surge a fim de imitar o conforto de um colo, das mãos de quem cuida, tão necessários nos cuidados de desenvolvimento neonatal e na maturação cerebral. São utilizadas com bebés prematuros, de forma a promover amor, conforto e protecção e que tinham de estar longe da mãe no hospital. 

É uma maravilha ergonómica que vem humanizar aquelas caixinhas de angústia e coragem! Permitem o "toque" da mãe, o cheiro (basta dormir com ela uma noite para entranhar o nosso cheiro) e o calor (ao contrário de nós, ela vai ao micro ondas para aquecer e permitir que os bebés sintam o "nosso calor"). 

Estão disponíveis em cinza, creme, azul e cor-de-rosa. São um pouquinho caras e, pensando nas origens da sua criação, era bom que nenhum de nós tivesse necessidade de as utilizar. De qualquer forma é uma boa notícia e para saberem mais passem por aqui e por aqui

Eu só queria sugerir o fabrico de umas em preto ou bordeaux, para pessoas com 1,72m... pode ser?!









Encontrei a notícia Sabura "Zarki" neste blog: Pais de quatro


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Sr que faz Milagres na cabine de portagem nº10, na Ponte 25 de Abril

Em Mirandela mirou, em Mirandela ficou...

São voltas e voltas