Mensagens

O impacto da mudança de look - de surfista a franjinha

Imagem
Passar do longo e escadeado (segundo a minha Sabine - estilo surfista) para o longo, escadeado e com franja (estilo Audrey Hepburn) são os factos. Várias vezes fiz esta passagem mas, já há alguns anos, que não optava por ela. Sem problema deixei-me levar nas mãos do pirata das Caraíbas (também ele uma novidade para nós) no WIP (cabeleireiro). Confio inteiramente na Sabine, e ela já sabe o que pode ousar, o que gostaria mas não pode fazer, até onde pode cortar, etc. Nunca tive grandes problemas com os cortes. Até aos catorze anos foi sempre curto e depois disso, sempre longo e escadeado. Para além disso penso sempre: "mesmo que corra mal, ele é natural e cresce, é sempre assim". Antigamente os comentários eram unanimes. Mas desta vez, apercebi-me da notória diferença de opinião entre géneros e idades. Vejamos:
Mulheres - "oh que lindo", "ficas tão feminina", "uau assim abre mais o rosto", "fica-te mesmo bem", "pareces muito mais nov…

Momento Sabura

Imagem
Chegaram e foram o nosso momento Sabura! Que saudades. Lá cumprimos a tradição de quando se come, pela primeira vez no ano, uma fruta. Mas estes senhores são uns vendidos, vão com qualquer coisinha: simples, açucarados, à dentada, às trinquinhas, lavados, com rama, sem rama. Mas há umas coisas que não batem outras... uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa... vejamos:
- Querem-se grandes, carnudos e saburosos - Acompanham na perfeição com champanhe - Acompanham na perfeição com chocolate - Acompanham na perfeição com leite condensado - O molho que fica no fim dá vontade de conquistar mais - Chegam ao mercado numa época em que não é, nem deixa de ser  - A sua cor fica bem com os tons de inverno, primavera e verão (para além de ser linda em roupa e acessórios) - São indicadores de que o inverno está para chegar ao fim  - E muitos deles têm o formato do meu nariz 
Fazem parte das poucas coisas boas do inverno. Eu gosto de lhes "chamar um figo", eles não apreciam - questões calór…

Vindíma literária - colheita de Vitorino Nemésio

O menino desenha

O menino desenha.
O pólen do seu lápis cai nas flores maltratadas;
no papel, a mãezinha é apenas uma bolha.
O menino risca e pede a Deus que o seu pai venha
ver estas coisas desenhadas.
A irmãzinha mais moça, quer o lápis e olha,
uma lágrima em bico o seu olhar envidraça;
a chuva do menino são uns pontos tão depressa
que o lápis se estilhaça.
O menino faz o galo, a torre, a casa e o judeu,
que mostra aos outros meninos:
mas a casa é que tem as pernas e o galo é que abre janelas,
a torre é que usa as barbas e o judeu tem os sinos
por não ter nada de seu.
Oh meu rico menino, que fazes as coisas belas!
A irmã mais velha do menino há-de
ser a mãe dos sobrinhos que desenharão também
o tio com uma bolha, como ele vê em bolha a sua mãe.
"Tem óculos, não está quieta e é muito boa";
o menino garatuja,
e vê-se a luz e os vidros, e até a bondade
que veio à sua mão suja
do lado em que estava a pessoa.
O irmãozito do menino
também está metido, e bem, neste quadrado:
É aquela figura de que o avô d…

Associar pessoas a refeições... quem é quem?

Sempre tive uma má relação com a comida, o que eu mais gosto nela é o petisco e o convívio que ela promove, e nunca gostei da obrigação que ela impõe. Mas há associações que ela me provoca que me deixam, literalmente, de boca aberta...Talvez por ter crescido com o mau hábito de comer a ver televisão, tenha criado uma associação deveras mimética: associar pessoas a comidas. Ora, desta forma, o Mário Crespo tem todo o aspecto de pescada cozida acompanhada com batatas, bem como o MacGyver se parece com uma torrada acompanhada de leite com chocolate, certo?! Há por aí mais alguém que sofra destas mnemónicas? Lembrei-me destas memórias ao ver a Fátima Campos Ferreira na televisão, e cá para mim aquela senhora é associada a feijão verde cozido...

Carolina

Imagem
Hoje dei à Carolina* as coordenadas GPS do Beijo Sabura. É uma life coacher na minha vida em quem eu acredito muito. Consegue dar-me sempre as palavras certas, no momento certo... naquele momento. Espero que aqui tenhas chegado, que não fiques escandalizada com estas escritas (são as que eu gosto). Estas linhas não precisam de ir buscar as certezas dos outros, ou pelo menos, citá-las segundo as normas da APA; permitem-me viajar na Maionese Airlines; não têm prazo de entrega; podem ser acompanhadas com música;  não demoram muito tempo a serem escritas, mas já levam uma eternidade na pele, é verdade. Não são em "academês", são em "saburês", que também tem muito de conhecimento científico! Deixo-te o meu princípio alfabético saburês, na esperança de que ele nos guie ao melhor sistema alfabético academês!


Tenho, desde sempre, "Carolinas Guerreiras" na minha vida e para elas vai este encontro de Mestres.  * Esta Carolina é uma investigadora e professora fantásti…

Príncipes de olhos em bico

Imagem
As histórias vêm ter connosco no momento certo ou nós vamos ter com elas por alguma razão... daí a persistência do pedido da mesma história, noite após noite. Há um dia que preciso ouvir que o herói também tem inimigos; no dia seguinte preciso ter a certeza que o herói vence as atrocidades do caminho; na noite posterior preciso ter um casamento feliz como o herói; na noite seguinte, e porque o meu coração ficou triste e magoado lá na escola, eu preciso ouvir como os amigos do herói o auxiliaram; e por aí fora... 
Todos nós somos heróis na nossa história, todos temos inimigos, amigos, provas a serem ultrapassadas, coisas inexplicáveis a acontecer.

Ontem, enquanto contava uma história cheia de metáforas, acerca do nascimento, a criança questionava-me:

"Mas eu sou esse?! Parece que sim! O Pequeno Anjo é como eu! Agora conta-me esta história mas tu és o Pequeno Anjo, pode ser?!" e eu acedi ao pedido. No final, vieram as conclusões maravilhosas vistas pelos olhos de um guerreiro de …

Maionese Airlines MA6 - Hakuna Matata

Imagem
Exmos Senhores passageiros da Maionese Airlines iniciamos agora a nossa aterragem. Queriam manter-se nos vossos lugares e apertem os vossos cintos. São 17 horas e 30 minutos locais e lá fora estão cerca de 34 graus. O céu encontra-se parcialmente nublado mas como se diz por cá: Hakuna Matata! 

O comandante e a tripulação agradecem terem viajado com a Maionese Airlines e desejam uma óptima estadia. 

Jambo Jambo Bwana / habari gani? / nzurisana /  hakuna matata !!! (a música que vos aguarda no hotel)