Mensagens

De chegada ao final do dia...

O carinho e veracidade com que as crianças vivem e comunicam é sempre uma lição para a vida. Felizmente, hoje estive com elas. Por mais desajeitadas, desenganadas, descuidadas que sejam as suas vidas, e os seus afectos, as crianças mantém sempre as suas cabeças no ar, o coração em sobressalto e a mente em voo picado. Facilmente busco nos meus alunos este exemplo. E de facto, hoje, eles foram como água fresca num dia de sol quente..."ai professora tinha saudades suas", "não nos vens dar aulas a nós?!"... e tudo isto sem pedir ou perguntar nada... com elas é de graça e feito sem pedir nada em troca ou recompensa!!!
Dar de graça, apenas com amor, não é comum nos nossos dias e por isso passa a ser tão Extraordinário um simples abraço, dado em/e com verdade. Felizmente hoje recebi um! Foi um dia de limpeza de pele ao ego!

A Rita levou o meu sorriso

Imagem
Ontem fui levada ao tapete pela Rita... ela veio dizendo coisa e tal, mas na verdade, eu baixei os braços e limitei a sorrir. A toalha foi ao chão e ela ganhou no primeiro round (com toda a justiça). 


Amor é um livro  Sexo é esporte
Sexo é escolha  Amor é sorte... Amor é pensamento Teorema
Amor é novela   Sexo é cinema.. Sexo é imaginação Fantasia
Amor é prosa  Sexo é poesia... O amor nos torna patéticos  Sexo é uma selva de epiléticos... Amor é cristão  Sexo é pagão
Amor é latifúndio  Sexo é invasão
Amor é divino  Sexo é animal
Amor é bossa nova  Sexo é carnaval
Oh! Oh! Uh! Amor é para sempre  Sexo também
Sexo é do bom  Amor é do bem... Amor sem sexo é amizade
Sexo sem amor é vontade... Amor é um  Sexo é dois
Sexo antes  Amor depois... Sexo vem dos outros e vai embora
Amor vem de nós e demora... Amor é cristão Sexo é pagão
Amor é latifúndio Sexo é invasão
Amor é divino Sexo é animal
Amor é bossa nova Sexo é carnaval
Oh! Oh! Oh! Amor é isso Sexo é aquilo
E coisa e tal! E tal e coisa!
Uh! Uh! Uh!
Ai o a…

Dia Internacional do Livro Infantil, porquê?!

Imagem
O dia 2 de Abril é também o dia do dinamarquês Hans Christian Andersen. A IBBY (International Board on Books for Young People) decidiu criar, em homenagem ao seu nascimento, o Dia Internacional do Livro Infantil.
Todos os anos é criado um cartaz e uma mensagem, a nível internacional e nacional. No presente ano, a Direcção Geral do Livro e da  Biblioteca convidou Maria João Worm para criar o cartaz... e a meu ver com sucesso. Gosto das aguarelas e cores, da montagem, da bravura daquele guerreiro e do seu companheiro. Gosto muito, oferece-me um mar forte, de coragem e tranquilidade. 
A mensagem e cartaz da IBBY, este ano ficaram a cargo dos Estado Unidos. O tema é delicioso e, tendo em conta todas as notícias negras, creio que foi muito bem seleccionado: "A alegria dos livros à volta do mundo" /"Bookjoy around the world"
A mensagem deste ano é de Pat Mora, é ela que utiliza o conceito de "Bookjoy" definindo desta forma o prazer que a leitura permite... este an…

Música Sabura 1.4 - Admiração

Imagem
Música Sabura em tempo de mudanças...

Hotel para Educadores!

Imagem
Os missionários da educação já tem um exílio... aqui, no Hotel da Estrela!
Um Hotel feito no antigo palácio dos Condes de Paraty, em Lisboa, e que em tempos foi uma escola. O tema do Hotel é a escola, e por lá ainda podemos ver ardósias escritas a giz, tampos de carteiras transformadas em quadros, secretárias das antigas, cabides com roupas de criança penduradas, jogos antigos, globos, frases escritas nos rodapés. Olhar para o quadro, feito de um tampo de secretária, é voltar aos tempos passados e pensar em quantas histórias não passaram por aquele pedaço de madeira! Histórias alegres de um tempo de meninice; de amargura, de uma crueldade própria da idade; tristes com a injustiça do professor;  de amor; de borboletas na barriga! Quantas histórias não tiveram base naquele tampo...!  Para comer existe, como é normal numa escola, a Cantina Escolar ou então, comemos o que nos trazem na marmita! Tem tudo esta "escola", menos a cheirinho a ela (o que não é mau!).







E a Clara e o Nadir foram felizes todos os dias das suas vidas!

Música Sabura

Assim... sem tirar, nem pôr


Eu não escrevo pra ninguém e nem pra fazer música
E nem pra preencher o branco dessa página linda
Eu me entendo escrevendo
E vejo tudo sem vaidade
Só tem eu e esse branco
Ele me mostra o que eu não sei
E me faz ver o que não tem palavras
Por mais que eu tente são só palavras
Por mais que eu me mate são só palavras Eu não escrevo pra ninguém e nem pra fazer música
E nem pra preencher o branco dessa página linda
Eu me entendo escrevendo
E vejo tudo sem vaidade
Só tem eu e esse branco
Ele me mostra o que eu não sei
E me faz ver o que não tem palavras
Por mais que eu tente são só palavras
Por mais que eu me mate são só palavras Eu me entendo escrevendo
E vejo tudo sem vaidade
Só tem eu e esse branco
Ele me mostra o que eu não sei
E me faz ver o que não tem palavras
Por mais que eu tente são só palavras
Por mais que eu me mate são só palavras Só palavras
Só palavras...