Mensagens

INSTAN-te

Quantas palavras fazem um instante? Quantos silêncios preenchem um instante? Quantos instantes tem a vida? Cabe a vida num instante? Quanto tempo tem um instante? Quanto mede um instante? Quanto pesa um instante? Se um instante é urgente, ele chega a tempo de acontecer? Pode um instante ser infinito? Ou um instante fazer do seu tempo uma vida eterna?

Língua com Caetano Veloso

Deste lado do mundo e desse lado Língua
Caetano Veloso Gosta de sentir a minha língua roçar a língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar a criar confusões de prosódia
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesia está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade
E quem há de negar que esta lhe é superior?
E deixe os Portugais morrerem à míngua
"Minha pátria é minha língua"
Fala Mangueira! Fala! Flor do Lácio Sambódromo Lusamérica latim em pó
O que quer
O que pode esta língua? Vamos atentar para a sintaxe dos paulistas
E o falso inglês relax dos surfistas
Sejamos imperialistas! Cadê? Sejamos imperialistas!
Vamos na velô da dicção choo-choo de Carmem Miranda
E que o Chico Buarque de Holanda nos resgate
E - xeque-mate - explique-nos Luanda
Ouçamos com atenção os deles e os delas da TV Globo
Sejamos o lobo do lobo do homem
Lobo do lobo do lobo do homem
Adoro nomes
Nomes em ã
De coisas c…

Este Blog está em greve

Imagem
Hoje, este blog está em greve geral como milhares de portugueses estão. Estamos em greve porque não queremos trabalhar, é o que pensa o nosso "estimado" primeiro ministro. Estamos em greve porque queremos continuar com 20% de desemprego, pensa o nosso primeiro ministro. Estamos em greve porque queremos continuar a ver as nossas famílias irem para o desemprego, pensa o nosso primeiro ministro. Estamos em greve porque queremos que os impostos aumentem, e que dessa forma, muitos deixem de viver, outros de sobreviver, pensa o nosso primeiro ministro. Estamos em greve porque queremos continuar a ver auto estradas crescerem, mas centros de saúde e hospitais a fechar, pensa o nosso primeiro ministro... Estamos em greve porque temos um Primeiro Ministro e um Governo que constantemente insulta o seu povo, dizendo que este não quer trabalhar. Estamos em greve porque temos um Primeiro Ministro e um Governo que não pensa, mas que tem a certeza que NÓS (quem paga e não manda) é que errám…

Menina

Imagem
Nas noites em que sol ainda está...

Menina do anel de lua e estrela
Raios de sol no céu da cidade
Brilho da lua, noite é bem tarde
Penso em você, fico com saudade

Manhã chegando, luzes morrendo
nesse espelho que é nossa cidade.
Quem é você?
Qual o seu nome?
Conta pra mim, diz como eu te encontro.
Mas deixa o destino, deixe ao acaso...
Quem sabe eu te encontro
de noite no Baixo?
Brilho da lua, noite é bem tarde...
Penso em você, fico com saudade.

A Viagem prossegue...

Imagem
Solidariedade...
... depois de ver esta imagem lembrei-me de muitas pessoas que passaram (e estão) na minha vida e que tenho a certeza  de que São e Estão Verdadeiramente comigo. Pessoas que se cruzaram na minha Viagem e que, num ou outro Apeadeiro, entraram numa Carruagem e prosseguiram o Caminho. Cada pessoa ocupa um lugar especial e único, sempre em 1ª classe. Em cada paragem, e naturalmente, as pessoas vão entrando nas várias carruagens: a da Força, a da Alegria, a do Amor, a do Exemplo, a da Beleza, a da Amizade, a da Família, a dos Conhecidos, a dos Profissionais, a do Horror. Sei que a maior parte dos passageiros entram, descansam e depois passeiam-se entre os diferentes espaços, ignorando a última carruagem, a do Horror (esta última é um espaço pouco ocupado, apenas leva um ou outro passageiro, que após um trajecto de viagem rapidamente salta do comboio). Passeiam em carruagens arejadas, com direito a música ao vivo, comida e bebida (água da nascente ou vinho das melhores regiõ…

Assalto a Lisboa

Imagem
Lisboa foi assaltada mas pouco... a Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa organizou um assalto a Lisboa, mas os malandros não aderiram em grande número. O crime estava planeado para acontecer no Museu da Cidade de Lisboa. Os tesouros estavam lá, só faltou mesmo a "pilantragem". À disposição dos golpes dos malandros estavam dois grandes tesouros portugueses, o António Fontinha (lisboeta na sua gema e angolano na sua clara) e a Cristina Taquelim (a sua gema fica no barlavento algarvio, e a sua clara é Bejense). Duas vozes que são um tesouro, duas memórias que ficam para sempre gravadas na pele. Tanto um como outro dedicam a sua vida às histórias, à tradição oral, aos livros. Ambos são semeadores de Palavra e de Amor. Contar histórias tem arte, sobretudo na verdade com que o fazem. Porque um contador só conta com verdade.  



Também lá estava outros grandes tesouros: o Rodolfo Castro, a Associação Andante, o Paulo Condessa e a sua Elegantina, o artesanato contemporâneo da Natal…

Lua em 24 Junho

Esta noite, a Lua não era um rio de prata líquida mas sim, um imenso mar de ouro.