Mensagens

Os três desejos

"Mãe, se eu tivesse três desejos pedia... infinitos euros, nunca ficarmos doentes, e ficar sempre com esta família!"
(já ganhámos o euro-milhões!)

Parabéns Bodrasta!

Imagem
Para começar a outra parte do dia envio o Jorge Palma daqui para ali, para uma Madrasta-Boa que faz hoje anos e está com um Guerreiro de Voz Branca, que tanto gosta deste poema! Parabéns! 

Ainda sobre o Manifesto Anti Trabalhos Para Casa... (a procissão ainda vai no adro)

Imagem
Não estou sozinha... não sou uma "alien" nesta questão dos Trabalhos Para Casa. Calculava que não, mas entre as conversas de corredor e as conversas escritas vai uma grande diferença, sobretudo no compromisso a que a escrita obriga.  Em primeiro lugar quero agradecer as vossas partilhas e testemunhos! Foram muitos os telefonemas, comentários e desabafos, que, infelizmente, apenas engrandeceram o Manifesto. Não recebi nenhum testemunho de alguém que não sofresse com este tema, ou que tivesse um bom relato da professora dos seus educandos, e esse (que existem certamente) poderiam ajudar-nos a construir boas alternativas. 
Em segundo lugar dizer-vos que, investiguei um pouco na net (quando o Manifesto agregou tantas vozes repentinamente) e este tema tem escala mundial, livros editados, estudo científicos, teorias a comprovarem que o excesso de trabalhos para casa são prejudiciais para as crianças.
Em terceiro lugar, uma amiga partilhou comigo o caso de um jornalista americano que …

Há quinze anos Saramago...

Foi há quinze anos que José Saramago ganhou o Prémio Nobel da Literatura e agradeceu-o aos avós, dois sábios que não sabiam ler e escrever. A sabedoria popular que era tida em conta e, nos guiava pelo mundo, era valorizada. Hoje, felizmente, as taxas de analfabetismo são inferiores às do tempo da Dona Josefa e do Senhor Jerónimo, mas apenas temos as cabeças mais cheias de teorias que não se aplicam na prática da Vida, e do mundo... vamos conhecendo o que é virtual. 
Vamos diminuindo umas taxas de Analfabetismo e aumentando outras, as do Analfabetismo Social e Emocional.

Manisfesto Anti-Trabalhos Para Casa

Love

Imagem
Love...
... arriscas? ... não arriscas? ... voas mais alto? ... ficas a ver os outros voar? ... reservas uma distância segura? ... ficas na incerteza? ... preferes não chegar perto? ... tapas os olhos e saltas? ... ficas a olhar de longe? ... esqueceste de ti próprio? ... a tua felicidade é o maior balão de ar quente? ... preferes ter um borboletário em vez de um estômago? ... páras no tempo? ... mostras o teu pior defeito? ... anuncias a tua maior qualidade? ... juras não voltar a cair no mesmo erro? ... acabas por cair sempre no mesmo erro? ... gritas ao mundo? ... escondes de todos? ... deixas de acreditar? quanto? ... acreditas? quanto? ... a tua boca é uma meia lua a apontar para o céu? ... ... e com o Outro? ... É tudo isso? Não é nada disso? O que é isto?

Beijo Sabura - Beijo de Mulata

Lembram-se de vos ter falado aqui do excesso de comida nas festas de anos?! Lembrei-me dele e da tão grande diferença entre o meu post e este, do blogue Beijo de Mulata.  O Beijo de mulata é um dos blogues que acompanho. Aqui podemos chorar a rir ou mesmo, chorar de grande tristeza. A autora - Patrícia, é médica pediátrica e missionária. É também a mãe de um Baby-Mulata. Passo-vos esta referência de blogue por ser bem escrito e por nele podermos aprender alguma coisa. 
Depois de um fim-de-semana em festas de aniversário, este seu post deu-me uma murraça no estômago. Contribui para a dor de estômago a quantidade de vezes que somos confrontados com a falta de um olhar-de-lince da medicina convencional, e das questões da alimentação (em crianças e a relação com o seu desenvolvimento integral (físico, emocional, social, parental, etc.)

Entretanto a conversa foi actualizada e o final da história está aqui: http://beijosabura.blogspot.pt/2013/10/beijo-sabura-beijo-de-mulata.html