Mensagens

Música Sabura saudosa de verão

Imagem

Música Sabura

Imagem
Gosto deste canto arejado e clean da blogosfera. "Às nove no meu blogue". Soa-me sempre a música tranquila. Vejo-o sempre em tons de branco. Cheiro-o sempre a panquecas e a campo.  Gosto de passar por lá. Tem sugestões de sítios maravilhosos, belas fotografias e pensamentos positivos. Hoje, quando abri a porta do seu quintal, estava lá este casal... e eu fiquei por lá!

Mistérios da Educação

Se lhe tivessem chamado "Ministério da Formação" toda a gente achava que os professores deviam formar os seus cidadãos, mas chamaram-lhe Ministério da Educação... e toda a gente se engana, pensando que os professores devem Educar os seus cidadãos. Lembro- -me do título do livro da Maria Alberta Menéres "O poeta faz-se aos 10 anos" e da frase que, salvo erro, disse o Rui Veloso (ESE Coimbra) " Se eles não estiverem formados poetas aos 10 anos, já ninguém os forma". E é mais ou menos isso que se passa, entre estes dois Ministérios, ou melhor, entre estes dois Mistérios!

Métodos de leitura: pa-pe-pi-po-pu ou Amor?!

Imagem
Não sou moralista em relação aos métodos de ensino da escrita e da leitura. Quer dizer, já fui mais! Agora colecciono uns anos de ensino no 1º ciclo, uns anos de pais e de grupos. Eu própria já aprendi a escrever e a ler e agora, tenho um Guerreiro de Voz Branca no 1º ano, e neste momento já lê tudo e escreve. O método foi o global, mas sobretudo teve base no Amor. Amor e Respeito pela/da professora. E antes disso teve o método da audição de histórias, de passear na rua, de visita a exposições, de ver as pessoas que ama a ler... Eu aprendi a escrever e a ler. Vocês também. Muito possivelmente, a maioria de nós aprendemos com o vulgar "pa-pe-pi-po-pu" (analítico-sintético) e não morremos com isso. Não morremos mas estivemos perto do abismo, garanto-vos! Neste momento sabemos que é o método mais anti-natural que existe para uma criança aprender a ler e a escrever. Em nada acompanha as pessoas que vivem neste século e que estão agora a começar a juntar as "letrinhas". …

Do tempo que aí anda...

Imagem
Venha de lá o verão que tenho o corpo encolhido e  o espírito encharcado em água com tanto frio, vento e chuva. Este inverno aprisiona-me os músculos da alma e eu sei que, só esticada ao sol, é que ela volta a libertar-se. 

Sonhos adormecidos

Imagem
Sete da manhã e o despertador tocou... as forças malignas da almofada obrigaram-me a virar para o outro lado. E a facilidade com que o fiz deram-me direito a férias! Direito à vitória! Ganhei umas férias com o meu amor, numa cidade e numa praia que só conhecia em sonhos acordados. Quarenta minutos adormecidos que me valeram o despertar em alegria. Sonhos adormecidos em regime de pensão completa!  Maldita contagem de tempo que, às vezes, me derrota o Tempo e me vai cortando as pernas para ir atrás da vitória!


Bolsos rotos

Todos os gestos, do mais valioso, ao mais insignificante pareciam cair-lhe em bolso roto. Só mais tarde soube que era um Mestre de Amor e que até gostava de coleccionar sorrisos. Nunca o Abracei (o único abraço dado aconteceu num dia muito triste e, por isso, nunca o retive no lado B da memória - o Bom) até  chegar o dia em que descobri, que nos seus bolsos reinava "surpresa", "dedicação", "amor", "afecto". Durante toda a minha vida sempre soube que aqueles bolsos tinham que ter um fundo, mas via-os sempre fechados. Tinham um ar falso. Hoje confirmaram-me que sim. Os bolsos não estão fechados, não são de fantasia. Os bolsos dele têm um fundo, estão bem cosidos e lá dentro cabem, pelo menos, duas mãos dadas. Hoje relataram-me a forma como o meu Pai chorou e fez chorar uma equipa de pessoas, ao fechar o negócio do meu futuro "ninho".