Mensagens

Black and white, really?

Imagem
Não são black and white...tem tanta, tanta cor no olho de quem vê 
Orgulho no meu fotógrafo "a luz do meu Farol, que me faz brilhar mais que o Sol"


#guerreirodevozbranca #8

Carnaval e a tradição do ocidente

Ensinaram-te a gostar dos outros e não a gostar de ti. Ensinaram-te a mascarar para os outros e não seres tu. Ensinaram-te a responder aos outros e  não a responderes a ti. E hoje sentes-te preso a tudo, e sem nenhum lastro a lado algum. 
O carnaval serve para isso, para voltarmos a ser o que sempre quisemos mas não nos ensinaram, não validaram ou nem educaram para tal. E para isso vestimos o fato de super herói, louco, certinho, rebelde, diabólico, curador, mulher, homem, e desta forma somos quem queremos ser. Envolto em folia, que só assim o Homem se solta e volta a ser Menino.
Três ou quatro dias de folia, mascarados de quem, no íntimo, desejamos ser. Desejamos ser mais loucos, mais audazes, mais corajosos, mais claros. Desejamos ser mais corajosos, audazes, atentos ou sensíveis como os Meninos mas na pele do Adulto.
Que amanhã se coloquem as máscaras de Menino e se deixe em casa as de Adulto...

"não mudes"

Não são minhas estas palavras mas hoje, e para estas bandas, encaixam na perfeição. 

Do Blog momentos...

http://momentos04.blogspot.pt/2015/11/nao-mudes.html


"é quando amamos que revelamos o nosso maior egoísmo: querer que o mundo seja à nossa imagem. erro tão puro, de quase inocência, mas tão grande, de quase cegueira. é que a forma como gostamos, ou entregamos, é apenas isso - a nossa forma, que não é repetível por mais ninguém. por isso não o podemos esperar que aconteça, e muito menos exigi-lo. arrepia-me a alma sempre que alguém diz que quer mudar o companheiro. tanto egoísmo, mas mais que isso, tanta burrice. porque somos o que somos, e só por nós podemos mudar. assim, olhem para quem vos quer como a pessoa que é, com os defeitos e virtudes que tem, com a forma de entregar, de mostrar, de dizer que tem. é essa que podem contar para sempre. o resto é apenas a vossa ilusão do que outro é. 

por isso, o elogio mais bonito que alguém pode dar ao companheiro é pedir para que não mude…

2016, que seja um bom Par de todos vós

Imagem
2015, ano Ímpar
na morte de uma amiga, na doença de outra, na perca de colegas de trabalho, no avc da Verónica, no Tempo, 


2015, ano Ímpar
na entrega da tese, e no seu resultado em número par, na viagem, no amor, no afinar das verdadeiras ligações da minha espinha emocional,


2016, que seja Par de todos vós. Um bom par.

Que o que saiu foi mau, e isso deverá tornar-nos melhor.

Que o que saiu foi duro, e isso deverá tornar-nos mais fortes.

Que o que saiu foi triste, e isso deverá tornar-nos mais felizes com o Presente

Que o que saiu foi amargo, e isso deverá tornar-nos mais doces uns com os outros

Que o que saiu fez ferida, e isso deverá ensinar-nos a escolher melhor

Que o que saiu foi ímpar, e isso faz com que agora venha um Par, e que ele encaixe perfeitamente com a dança da Vida

Que o que saiu foi ímpar, e o que vem é par e bissexto, e isso faz com que a soma e a divisão de todos os seus bondinhos ímpares dm um resultado Par

Que o que saiu não foi um bom ímpar, e isso faz que não venha a ser um b…

Desejos de Natal: Bolhas de alegria e não de sangue

Dia 5 de Novembro, cerca das quatro da manhã, Tomar. A Verónica acorda com uma violenta dor de cabeça na zona da nuca. Pede ajuda desesperadamente à mãe, não consegue falar com tanta dor, tenta dirigir-se à rua para apanhar ar mas não consegue. Apenas consegue agarrar-se à nuca, esbracejar e fechar os olhos. Os bombeiros são chamados ao local. Enganam-se na morada, mas chegam. Os sinais vitais estão bem, nomeadamente tensão arterial. Diagnóstico possível, um acidente vascular cerebral. Entrada no Hospital de Tomar (hospital que não tem especialidade de neurocirurgia ou cardiologia), a Verónica fica inconsciente. De ambulância é transferida para o Hospital de Abrantes (hospital que não tem especialidade de neurocirurgia ou cardiologia), é examinada por uma equipa médica e lá sofre o segundo avc. Em Abrantes dizem-nos que a Verónica sofreu o rebentamento de um segundo aneurisma. Rebentamento de dois aneurismas. Dizem-nos que vai ser transferida para o Hospital de São José, de helicópter…

Enfermeiro Fernando, UCI Neurocirurgia, HSJ

... da visita médica de hoje...


O Milagre não aconteceu, pelo menos para a minha prima, mas para mim bateu à porta uma espécie de Ser Extra esta Terra. Para alguns seria uma anjo, para outros uma benção, para mim um Ser de outro mundo que não o nosso.
Ao iniciar a visita diária, nos Cuidados Intensivos da Neurocirurgia do Hospital de São José, fomos barradas à entrada por estarem em procedimentos clínicos com ela. Aguardámos uma hora. Entrei e o enfermeiro ainda terminava os procedimentos. Quando terminou, lavou as mãos e dirigiu-se à porta, antes de ele sair aproveitar para saber a quem me dirigir para saber informações clínicas do estado de saúde da 5. O enfermeiro disponibilizou-se na medida do que sabia. Um homem da minha altura, cerca de cinquenta anos, bem constituído fisicamente. Nunca o tinha visto. Já passámos por vários mas aquele nunca tinha visto.
Aproximou-se de mim e junto à cama 5 estivemos a falar acerca da evolução do estado de saúde. Regra geral, todas as pessoas que te…

A Morte Madrinha

Desde o dia cinco de novembro que anseio conhecer Aquele médico... O médico que engane a morte daquela paciente, a minha prima.  No dia cinco de novembro soube da notícia, dois aneurismas rebentaram. Nesse dia esta história voltou ao meu corpo. Quis reconstruí-la mas várias histórias me apareciam pelo meio. Falei com quem a sabia e me indicou o caminho até ela. Na minha de Literatura para Crianças e Jovens quis contá-la, mas a mente e o corpo estavam tão desnorteados que apenas consegui lê-la às minhas alunas. Assumi que a iria ler e não contar, como devia acontecer, porque precisava que rapidamente ela saísse de mim. Assim fiz. Li às minhas alunas o conto tradicional da Morte Madrinha, uma recolha dos irmãos Grimm. E passaram mais duas aulas e ela voltou a ser a minha oferta para o momento da "Leitura gratuita". Ela estava, e continua a estar, tão presente em mim que não valia a pena "tocar" em mais nenhuma. As histórias só podem acontecer desta forma, com verdade. …