Um abraço é um colo


Pedir um abraço e recebê-lo por inteiro é um bom colo.

Ontem pedi um abraço e recebi-o... por metade, com uns leves toques de dedos nas minhas costas, a imitar o que os adultos fazem. 

Já não o via há três anos. Ontem quando nos juntámos parecíamos dois colegas de trabalho a falar. 

"Ya Professora, aqui está tudo bem, e então desde que o J. saiu melhor ainda! Lembra-se do que ele fazia nas aulas? Até a professora O. mordia as mãos para não morder nele...E o seu filho? Nunca mais o vi nos treinos? Eu já deixei aqui está fatela, só gritam" A conversa foi-se prolongando comigo a perguntar por este e aquele da turma, pelos irmãos que passaram por mim.

Entretanto perguntei-lhe com quem estavam agora e apontaram para uma estudante minha, atual. 

"Ouve S., conta-me tudo do que a Professora C. anda a fazer convosco", disse eu em jeito de brincadeira

"Porquê? É professora dela? Olhe, nem imagina... fazes-me os cabelos todos brancos, Professora! Todos!"

"S., olha aqui para cima. Estás a ver esta fila inteira de cabelos brancos na minha cabeça? São teus! Todos! E sabes que mais, têm buérere de saudades tuas!"

" 'Tá a gozar... nós éramos bué maus... quer dizer consigo era fixe, mas alguns eram muita maus para nós e os professores..."

A hora de saída chegou e despedimo-nos. Pedi um abraço e recebi-o... por metade, com uns leves toques de dedos nas minhas costas, a imitar o que ele vê os adultos fazerem, e não o que ele sente que lhe fazem, porque esse colo ele não o tem, esse abraço não lhe pedem.

Ver estes cresceres, tão curtos de tempo mas tão gigantes de vida, enche-me. E sentir aqueles dedos a bater nas costas, foram braços a valer por colo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Sr que faz Milagres na cabine de portagem nº10, na Ponte 25 de Abril

Em Mirandela mirou, em Mirandela ficou...

São voltas e voltas