Be True, in every time


Num tempo em que a vida se faz entre a palavra "Trabalho" e a palavra "Vida", dou por mim a pensar frequentemente na dificuldade que é conseguirmos acertar o passo para ambas e mantê-las no mesmo caminho.

Uma dificuldade que pode vir de muitos lugares. Um lugar de onde parte uma Vida que não se encaixa naquele Trabalho. Um lugar de onde partiu um Trabalho que agora não encaixa nesta Vida. 

Sermos verdadeiros com a Vida, leva-nos a ser verdadeiros no "Trabalho", certo? E isto custa muito. Custa porque o lugar de onde partiram um e outro deveria ser o mesmo, assim como o caminho percorrido. 

"Eu sou muito feliz no meu trabalho", conheço poucas pessoas a dizerem-no. "Eu sou muito feliz com o meu trabalho", conheço algumas pessoas a dizer-lo.  "A minha Vida sem o Trabalho era uma alegria", conheço muitas. "O meu Trabalho torna a minha vida mais feliz"... não conheço quem o diga. 

Aqui podemos ler "Trabalho" como emprego e a atividade que sustenta a minha sobrevivência (e de quem de mim depende). 

Quando o "Trabalho" torna a Vida mais feliz, e a Vida torna o "Trabalho" mais feliz podemos dizer que temos uma vida facilitada e em grande escala! Diria mesmo "escala planetária" 

Há poucos dias, enquanto dava uma formação a adultos, falava da importância da Verdade na minha (nossa, no caso dos formandos em questão) área profissional, a docência. Falávamos que é a única profissão que durante anos a fio se tem um exemplo dela à nossa frente. Durante anos vemos o que é ser docente e, a partir daí, construímos as nossas crenças e o nosso modelo. 

E como é difícil permitirmos a exposição da Verdade, todos os dias, a um grupo de mais de vinte pessoas e famílias. Naturalmente podemos tentar "dar a volta", fazer truques mágicos para que não entendam nada do que é a minha Vida. Mas é impossível... a forma como estamos na Vida, transparecerá para a forma como estamos no Trabalho. 

Se eu desconfio de toda a gente ao meu redor, porque não hei-de desconfiar enquanto Trabalho? 
Se eu comunico... 
Se eu partilho...
Se eu crio...
Se eu invejo...
Se eu respeito...
Se eu admiro...
Se eu difamo...
Se eu contruo... porque não hei-de eu construir enquanto Trabalho?

Ter a "Vida" e o "Trabalho" no mesmo caminho é possível, se calhar evita burnout's, depressões, angústias, dores de estômago, culpabilização, toma de comprimidos. Não evita chatices, nem caminhada solitárias, mas não sendo um caminho fácil, é recomendável. Por uma questão de saúdes. 





How to live in time: be true
How to work in time: be true

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Sr que faz Milagres na cabine de portagem nº10, na Ponte 25 de Abril

Em Mirandela mirou, em Mirandela ficou...

São voltas e voltas