11 janeiro 2011 (Lisbon > Newark)


11 janeiro 2013  ou melhor... 11 janeiro 2011

Questões comuns: os dois destinos eram ilhas e o preço de viagem.

“Se vais até NY vais ficar viciada e tens de lá voltar de dois em dois anos” estas foram as palavras que me faziam decidir entre Nova York ou Cabo Verde.  Com medo, muito medo e sentimentos de culpa decidi...

“Encontramo-nos em Nova York daqui a 4 dias, certo?” Aquilo parecia frase de cinema ou de novela brasileira; se fosse no Cais Sodré, no Bairro Alto... mas não, era a marcação de um encontro em New York!!! The Big Apple.

A minha importação estava decidida e ganha quando, no dia 11 de janeiro, me vi a sorrir para a câmara de segurança do aeroporto de Newark. Depois dessa última barreira burocrática senti-me em plena ascensão de vida. Nunca tinha viajado sozinha, nunca tinha tido necessidade de organizar uma viagem , uma rota, documentos, etc. Por isso, para mim, o dia 11 .01.2011 representa uma espécie de “Dia da emancipação”. Depois disso, a única emancipação que me falta é a questão do IRS!

E para um visitante de dias, o que é Nova York?
É uma cidade que se mexe constantemente.
É uma cidade que recebe com alegria quem lá passa.
É uma cidade organizada e vigiada, onde me senti mais segura do que em muitas ruas de Lisboa.
É uma cidade para andar quilómetros a pé.
É uma cidade glamorosa e chique.
É uma cidade que está repleta de vidas, onde qualquer pessoa passa por nova iorquino.
É uma cidade onde não se ouvem pessoas gritar, ou a terem comportamentos menos cívicos.
É uma cidade onde, quem a visita, tem de fazer parar o seu tempo, para poder apreciar o tempo de NY.
É uma cidade que não serve para uma visita histórica, mas sim, para viver a história do presente.
É uma cidade que deixa saudade porque é impossível acompanhar todo o seu presente.
É uma cidade onde guardamos um lugar, parado no tempo, para podermos voltar, carregar no play e continuar a ver o filme... é por tudo isto que se corre o risco de ficar viciado em NY!

Faz hoje dois anos que sofro deste vício.









Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Sr que faz Milagres na cabine de portagem nº10, na Ponte 25 de Abril

Em Mirandela mirou, em Mirandela ficou...

São voltas e voltas