"Olá Palavra" 22,23,24 de Maio 2014 no Instituto Piaget de Almada

No meu local de labuta há catorze anos que organizamos uma festa para comemorar o Dia da Criança. A festa chama-se "Olá" e é isso que queremos fazer, cumprimentar todas crianças da Área Metropolitana de Lisboa, no seu dia especial!

O "Olá" começou por ser "Olá Ciência" e teve um tremendo êxito. Passados cerca de onze anos reformulou-se o evento e passou a chamar-se "Olá Palavra". Demos a volta às ciências e passámos à literatura. Mudou o tema mas não mudou a execução, nem o objectivo. 

A ideia é oferecer uma manhã ou tarde, às crianças do jardim de infância, pré-escolar ou 1º ciclo, nas nossas instalações verdejantes e arejadas fazendo actividades ligadas ao "Olá". Todas as actividades são planeadas, preparadas e executadas em parceria entre professores da Escola Superior de Educação Jean Piaget (Almada) e os alunos dos curso de Licenciatura (ensino básico) e Mestrado (ensino pré-escolar e primeiro ciclo). 

No "Olá Palavra" os professores e alunos escolhem uma história para contar, nos dias do evento, e preparam a narração e parte cénica. Fechamos um pavilhão para fazer as montagens e treinos.

Durante uma semana, os nossos alunos e professores, andam às canas, aos bambus, aos sofás, às pedras, aos restos e decoram várias salas onde vão decorrer as histórias. Depois é espera que centenas de crianças apareçam e oiçam tudo o que temos para lhes contar! 

É uma semana de emoções fortes, e sobretudo de perceber que é nestes projectos que assenta a melhor aprendizagem, ou seja, pensar, reflectir e agir, mediante um projecto colectivo.

Como se não fosse bastante, o ano passado, a pensar nos alunos do pós-laboral que não podem estar presente durante o dia, organizámos um serão de contos para eles terem hipótese de contar. É na SEXTA-FEIRA, às 18.30h. ABERTO A TODOS OS ESCUTADORES! Apareçam e tragam os vossos filhotes para um final de semana, de perna esticada e rabo no chão a ouvir contar histórias!

E ainda... como se não fosse bastante, convidamos sempre um escritor ou ilustrador (no ano passado: Manuela Castro Neves e a Yara) para que, no SÁBADO - DIA DAS FAMÍLIAS, possam escutar um profissional da área da literatura infanto-juvenil. Este ano vamos ter a Catarina Sobral, a vencedora do Prémio de ilustração atribuído pela Feira do Livro Infantil de Bolonha!

E mais ainda... no dia 23 estará connosco a Biblioteca itinerante, da Livraria Cabeçudos!

E por fim... os nossos parceiros "Visão Júnior" a oferecer-vos a sua revista, a melhor! E a Fertagus a oferecer às escolas a viagem no seu comboio! E  Transtejo e Soflusa a passearem nos seus barcos os nossos cartazes! 

Só para terminar... tudo feito com amor e a custo zero para vocês!

Obrigada a todos! Aos alunos, aos professores, aos funcionários, às famílias, aos participantes e aos amigos que ajudam/colaboram/publicitam este evento!

Tenho muito orgulho neste projecto, de uma tão alargada equipa! Hoje é (foi) terça-feira e já quase ninguém se aguenta em pé, mas será em pé e de sorriso nos lábios que nos dias 22, 23 e 24 de Maio vocês nos irão ver! 





Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Sr que faz Milagres na cabine de portagem nº10, na Ponte 25 de Abril

Em Mirandela mirou, em Mirandela ficou...

São voltas e voltas